William L. Krewson
O cenário está posto e os
acontecimentos na Terra são dirigidos pelo céu. Apocalipse cap.4 contém a
visão registrada do apóstolo João sobre a sala do trono nos céus, de onde se
desdobram os planos de Deus para Seu Reino terreno. Louvor contínuo é oferecido
para o supremamente santo Deus, cujos direitos como Criador estão próximos de
serem revelados.
O LIVRO SELADO (APOC.5:11
-14)
A cena enfoca um livro
que ninguém é capaz de abrir, que está sendo segurado pela mão direita de
Deus. Ele contém o relato escrito do programa de Deus para recuperar a terra
amaldiçoada pelo pecado e estabelecer Seu reino de paz e justiça.
Somente uma pessoa surge
como sendo digna de tomar o livro e abrir seus selos: “o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi" (Ap 5.5). A referência
é a Jesus, o Messias, o único que é digno de tomar o livro do plano mestre de
Deus para o destino final da Terra e de abrir os sete selos que o fecham. A
morte sacrificial de Jesus proporcionou a base para a expressão do juízo final que
Deus conduzirá na história humana, como será descrito adiante no Livro de
Apocalipse.
João estabeleceu o palco
e depois enfocou o livro. Esta cena mostra Cristo quebrando os sete selos de
cera que protegem a mensagem escrita em ambos os lados - uma mensagem de juízo
para os pecadores e de bênção para o povo de Deus. Cada selo representa um juízo
diferente. Os quatro primeiros selos são uma unidade e mostram quatro cavaleiros
cavalgando por toda a terra, ecoando Zacarias 1.8-10 e Zacarias 6.1-8.
"Os selos restantes
revelam cenas mais amplas da ira de Deus, que coloca o mundo sob juízo por
sete anos de devastação, acabando com a vida na Terra, do modo como a
conhecemos. Apenas depois deste evento é que a terra será preparada para o
retorno do Messias de Deus, quando os crentes "reinarão sobre a
terra" (Ap 5.10).
PRIMEIRO SELO:O ANTICRISTO (APOC. 6:1-2)
O primeiro cavaleiro vem
em um cavalo branco. Diferentemente de Apocalipse 19.11, em que o cavaleiro é
Jesus Cristo, neste contexto o cavaleiro é o Anticristo. Seu papel como conquistador
é compatível com a descrição que o Antigo Testamento faz do rei do final dos
tempos que conquista seus rivais para estabelecer sua própria autoridade iníqua
(Dn 7.8,20-25).
SEGUNDO SELO: A GUERRA
(APOC. 6:3-4)
Batalhas mundiais
estouram- como é simbolizado pelo cavaleiro em um cavalo vermelho. As pessoas
matarão umas às outras em guerras e violência, marcando o início do período
final da história do mundo.
TERCEIRO SELO: FOME (APOC.
6:5-6)
Um cavalo preto surge com
um cavaleiro segurando uma balança, que simboliza o preço inflacionado dos alimentos
como resultado da fome causada pelas batalhas em larga escala do segundo selo.
QUARTO SELO: A MORTE (APOC.
6:7-8)
A seguir vem um cavalo
pálido, amarelo, "sendo este chamado
Morte; e o Inferno o estava seguindo" (Ap 6.8). Ele anuncia a
destruição de um quarto da população do mundo por causa do efeito cumulativo da
guerra, da pobreza e da fome. Além disso, animais selvagens estarão soltos,
aumentando a carnificina humana.
Hoje a população do mundo
é de cerca de 7 bilhões. Imagine a morte súbita de mais de 2 bilhões de pessoas,
as populações atuais da China e da Índia juntas; é algo incrivelmente
amedrontador. Este é somente o início do juízo de Deus para o mundo decaído,
em preparação para Seu Reino vindouro.
QUINTO SELO: MARTÍRIO
(APOC. 6:9-11)
Aqui a cena muda da Terra
para o céu, à medida que as vozes dos mártires da Tribulação, em estado
incorpóreo, clamam a Deus por vingança. Esta a cena é tanto encorajadora
quanto grave. Ela revela que a Tribulação produzirá muitos crentes em Jesus
Cristo, mas também que muitos deles serão mortos por causa de sua fé.
Esses crentes refletem o
desejo pela justiça de Deus: "Clamaram
em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro. Não
julgas, o nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?"
(v. 10). Deus fala a nós todos: "Não
vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A
mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Rom. 12:19)
O SEXTO SELO: CATÁSTROFES
PLANETÁRIAS (APOC. 6:12-14)
A terra e o céu começam a
reagir à mão de juízo de Deus. Um poderoso terremoto rearranja as montanhas e
as ilhas em conjunto com catastróficas perturbações solares e lunares, à medida
que Deus abala os céus e a terra (cf. Ag 2.21; Hb 12.26). João usou de linguagem
não-científica para descrever as trevas do Sol, a vermelhidão da Lua e a queda
das estrelas: "Sobreveio grande terremoto.
O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue, as
estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento
forte" (Ap 6.12-13).
Ele descreveu a aparência
destes corpos celestes como resultado dos quatro primeiros selos e de seus
efeitos pai destrutivos sobre a atmosfera. A Escritura do Antigo Testamento
também revela o severo juízo de Deus por meio de perturbações cósmicas (Êx
10.21- 23; 1s 13.9 10; 1s 34.4; 51.6; Ez
32.7-8; Jl 2.2,31; Jl 3.16; Am 8.9; Sf
1.14-15). Jesus citou Sofonias quando disse: "Logo em seguida à Tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a
lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes
dos céus serão ser abalados" (Mt 24.29).
Neste ponto, o terror tomará
conta dos líderes mundiais, que ficarão impotentes para impedir essas
calamidades. A humanidade tentará em vão esconder-se da ira do Cordeiro, "porque
chegou o grande Dia da ira deles" (Ap 6.16-17). A humanidade
testemunhou breves explosões da ira de Deus, tais como aquela quando Ele
destruiu Sodoma e Gomorra por causa do pecado dessas cidades (Gn 18.20; Gn
19.24-25), e quando Ele executou Ananias e Safira porque mentiram (At 5.5-10).
Mas, como a atitude de
paciência de Deus predomina, freqüentemente nos esquecemos de Seu atributo de
justiça. As Escrituras são claras ao afirmar que Deus é tanto misericordioso
quanto justo. Seu amor e Sua misericórdia nunca amainam a Sua ira: "O Senhor é Deus zeloso e vingador. O
Senhor é vingador e cheio de agi ira; o Senhor toma vingança contra os seus
adversários e reserva indignação do para os seus inimigos" (Naum 1.2).
O tema da ira de Deus começa em Apocalipse 4 e continua por todo o livro na (Ap
11.18; Ap 14.10,19; Ap 15.1,7; Ap
16.1,19; Ap 19.15).
Os crentes em Cristo têm
a promessa de completo livramento da ira de Deus na Terra e do eterno Lago de
Fogo: "Porque Deus não nos destinou
para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus
Cristo" (lTs 5.9), ': .. que nos livra da ira vindoura" (l Ts
1.10). Agora os pecadores estão acumulando contra eles mesmos "ira para o dia da ira e da revelação
do juízo de Deus" (Rm 2.5).
Um dia Deus liquidará
todos os pecados que os incrédulos depositaram em suas contas. Aqueles que entrarem
na Tribulação de sete anos sentirão a ira de Deus de maneira sem paralelo,
culminando com a sentença de punição eterna no Lago de Fogo (Ap 20.15).
SÉTIMO SELO: SILÊNCIO (APOC.
8:1)
Depois de um interlúdio
no qual o apóstolo João descreveu os 144 mil israelitas "servos do nosso Deus", que foram selados (Ap 7.1-8) e a
grande multidão no céu (Ap 7.9-17), o selo final é aberto. Em vez de conter
uma descrição de juízo, o resultado é:
"Houve silêncio no céu cerca de meia
hora" (Ap 8.1).
O sétimo selo reflete o
descanso do shabbath na semana da criação, mas em um contexto completamente
diferente. Após a criação, tudo na terra de Deus "era muito bom" (Gn 1.31); agora, tudo na Terra está
longe de ser bom. O planeta inteiro estará sofrendo sob a maldição do pecado e
do decreto da ira de Deus. O silêncio é uma pausa antes do derramamento adicional
da ira de Deus através das sete trombetas. (Israel My Glory)
William L. Krewson é o diretor do Programa A Bíblia
e Israel no Universidade Bíblica Filadélfia em Longhorne, Pennsylvania, EUA.
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