segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O DIA DO SENHOR



OS CRISTÃOS DE TESSALÔNICA E O DIA DO SENHOR

Não é impressionante e até embaraçoso para nós vermos o quanto os cristãos de Tessalônica, tão novos na fé, já sabiam acerca do Dia do Senhor? Provavelmente eles foram ensinados em alguns poucos sábados pelo apóstolo Paulo e por Timóteo. Devido ao começo da perseguição (incitada por judeus invejosos), Paulo teve de partir (Atos 17.5 ss.). Lemos, por exemplo: "Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite" (l Tes 5.1-2). Qual seria o resultado de um questionário distribuído a todas as igrejas? Se cada membro tivesse de explicar o que é o Dia do Senhor, quais seriam as respostas? Infelizmente, o inimigo conseguiu levar o cristianismo a se fixar no aqui e agora. A época dos tessalonicenses era diferente. Os cristãos macedônios teriam respondido muito bem essa pergunta. 

Paulo lembra a seus leitores a grande diferença que haverá um dia: "Quando andarem dizendo: paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição como vem as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão" (l Tes 5.3). De repente, inesperadamente para a humanidade em geral, o juízo divino se abaterá sobre o mundo como ondas se sucedendo na areia da praia. As pessoas serão muito religiosas e adorarão a imagem do Anticristo, como Apocalipse 6-19 relata detalhadamente (os juízos dos sete selos, das sete trombetas, dos sete flagelos). Como "um ladrão de noite" e como "dores de parto de uma mulher grávida” esses juízos se abaterão repentinamente sobre a terra. Ninguém conseguirá escapar. Os homens preferirão morrer a enfrentar a ira do Cordeiro (Ap 6.15-17). 

“... chegou o grande Dia da ira deles” ("daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro", v. 16); e quem é que pode suster-se?"(Ap 6.17). Só haverá duas opções. Reconhecemos nitidamente a diferença entre “os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre ... " e os salvos: "porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele" (l Tes 5.9-10). Ou fazemos parte daqueles que esperam pelo seu Senhor porque pertencemos a Ele, confiando em Seus cuidados e vivendo para Ele dia após dia, ou vivemos uma grande ilusão, enganando a nós mesmos, praticando mera religiosidade, porém mortos em pecados e com o coração dominado por nosso próprio "eu". No começo de sua carta, Paulo descreve o cristianismo autêntico dos tessalonicenses: “:.. deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro, e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura" (l Tes 1.9­10). Convertidos ... para servir a Deus e para esperar por Jesus! Querido leitor, você também tem essas características de um verdadeiro discípulo de Jesus? 

No último capítulo de sua carta, o apóstolo aos gentios menciona mais algumas características desses novos-convertidos tão exemplares: "Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas" (l Tes 5.4-5). Eles não estavam mais nas trevas do pecado; eles eram "filhos da luz" e "filhos do Dia". Por isso Paulo continua descrevendo seu novo caminhar: Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios ... "Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação" (l Tes 5.6-8). Por duas vezes ele fala que os cristãos devem ser "sóbrios" e menciona a armadura espiritual: a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação. 

Esse trecho bíblico acerca do Dia do Senhor é encerrado pelo apóstolo Paulo com um apelo:

"Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo" (l Tes 5.11). Eles sabiam: Estamos juntos, nos edificamos e incentivamos mutuamente, nos consolamos uns aos outros, sempre com a maravilhosa perspectiva em mente: nosso Senhor vem, Ele vem nos buscar e então estaremos para sempre com Ele!


Unidos no Único que pode encher nossos corações com a feliz expectativa da Sua vinda, saúdo de coração,


Dieter Steiger


Extraído da Revista Chamada da Meia-Noite, julho de 2013, Ano 44, nº 07

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